História

Anna de Oliveira Ferraz

A Etec Profª Anna de Oliveira Ferraz, foi criada em 23 de fevereiro de 1948 pela Lei Estadual nº. 77, chamada na época, Escola Industrial, a qual extinguiu o Núcleo de Ensino Profissional que vinha funcionando desde 1934 e encampando a Escola Profissional Feminina Municipal, que funcionava juntamente com o Núcleo de Ensino Profissional. Da junção destas duas escolas, nasceu a Escola Industrial funcionando somente com classes femininas.

Em 1950 ingressa a primeira turma masculina e instala-se o curso de Mecânica de Máquinas. A equiparação da Escola Industrial às demais escolas secundárias foi efetivada pelo Decreto Estadual nº. 32.107, de 21 de janeiro de 1953.  A Lei Estadual nº. 3.904, de 18 de junho de 1957, atribui como Patrono da Escola, a Profª. Anna de Oliveira Ferraz (1883-1932), de temperamento dócil, rigor de caráter e de repassada bondade, consagrou toda a sua vida ao ensino primário, numa época em que tudo era difícil e os recursos os mais parcos imagináveis.

A preocupação de ensinar já lhe era inata e instala uma escola para alfabetização dos operários das Cerâmicas de Santa Gertrudes. Por essa razão a Escola Industrial de Araraquara homenageou e reconheceu o seu trabalho destacado e desenvolvido em prol do ensino, instituindo-a como Patrono da Escola.

Vale destacar que a Profª. Anna de Oliveira Ferraz era mãe do eminente Ministro José Romeu Ferraz, figura representativa na época, que procurou dar todo apoio ao desenvolvimento da nossa escola. Em 1965, através do Decreto Estadual nº. 44.533, de 18/02, passou a denominar-se “Ginásio Industrial”. Em 1976, muda o nome para Centro Estadual Interescolar “Profª. Anna de Oliveira Ferraz”. Em 1980, volta a denominar-se Escola, mas “Escola Estadual de 2º. Grau Profª. Anna de Oliveira Ferraz”, por dedicar-se a formação de técnicos e profissionais para atuarem em Araraquara e região.

Em 1994 passou a ser administrada pelo Centro Paula Souza, procurando galgar posições como líder de formação profissional. A Etec “Profª. Anna de Oliveira Ferraz”, código 029, da cidade de Araraquara está subordinada a Administração do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), autarquia Estadual de Regime Especial, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo. Esse órgão do governo estadual tem por objetivo intensificar o desenvolvimento sustentável do Estado, estimular as vantagens competitivas das empresas e dos empreendedores paulistas, incorporar tecnologia aos produtos da região e fortalecer as condições para atração de investimentos do Estado.

O Centro Paula Souza (CPS) constitui-se, hoje, na principal Instituição Pública de Educação Profissional do País, pela diversidade das áreas de formação e regiões atendidas e pela quantidade de vagas oferecidas. A Etec de Araraquara está hoje inserida neste grande contexto, oferecendo 13 (treze) habilitações técnicas, cursos técnicos em (Administração, Logística, Recursos Humanos, Contabilidade, Secretariado, Nutrição e Dietética, Enfermagem, Mecânica, Mecatrônica, Informática, Informática para Internet, Eventos, Agenciamento de Viagens) 3 (três) turmas do ETIM – Ensino Técnico em Informática Integrado ao Médio 2 (duas) turma do ETIM – Ensino Técnico em Administração Integrado ao Médio e 1 (uma) turma do Programa Vence (Ensino Técnico (Mecatrônica) Integrado ao Médio,  além do desenvolvimento de 7 (sete) turmas do Ensino Médio, o que se torna o principal desafio desta estrutura, precisando ser adotadas novas formas de atuação, no tocante ao atendimento, acompanhamento, assistência, orientação a necessidade de adequação de oferta de cursos nos diversos processos produtivos, na organização do trabalho e nos perfis dos profissionais das habilitações a que se propõem desenvolver no ano de 2017.

A Etec em apreço dispõe de várias salas de aulas equipadas com TV, DVD, data show e sistema de som, além de vários laboratórios para as aulas práticas dos seus cursos técnicos. Tem também sala de audiovisual, uma biblioteca informatizada com acesso à internet e um acervo aproximado de 5.859 (cinco mil oitocentos e cinquenta e nove) livros.

Nos últimos 10 (dez) anos a escola foi premiada pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada (IBTA), devido ao desempenho do ensino médio nos exames do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), é considerada a melhor escola pública da cidade de Araraquara. Sempre buscando manter-se como referência na formação técnica e profissional, a Etec vem, constantemente, criando novos cursos e atualizando seu conteúdo didático-pedagógico procurando suprir as necessidades do mercado local e regional.

Comments are closed.