Informações Gerais

Nossa escola segue o Regimento Comum das Escolas Técnicas Estaduais do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e abaixo estão algumas das orientações contidas no mesmo:

Promoção / Retenção 

Artigo 68 – As sínteses de avaliação do rendimento do aluno, parciais ou finais, elaboradas pelo professor, serão expressas em menções correspondentes a conceitos, com as seguintes definições operacionais:

Menção Conceito Definição Operacional
MB Muito Bom o aluno obteve excelente desempenho no desenvolvimento das competências do componente curricular no período.
B Bom o aluno obteve bom desempenho no desenvolvimento das competências do componente curricular no período.
R Regular o aluno obteve desempenho regular no desenvolvimento das competências do componente curricular no período.
I Insatisfatório o aluno obteve desempenho insatisfatório no desenvolvimento das competências do componente curricular no período.
             Artigo 74 – Será exigida a freqüência mínima de 75% do total de horas de efetivo trabalho escolar, considerando o conjunto dos componentes curriculares.
Artigo 75 –
Será considerado promovido no módulo ou série o aluno que tenha obtido rendimento suficiente nos componentes e freqüência mínima estabelecida no artigo anterior, após decisão do Conselho de Classe.
            Artigo 77 – O aluno com rendimento  insatisfatório  em  até  três componentes curriculares, exceto na série ou módulo final, a critério do Conselho de Classe, poderá ser classificado na série/módulo subseqüente em  regime de progressão parcial, desde que preservada a seqüência do currículo, devendo submeter-se, nessa série/módulo, a  programa especial de estudos (Progressão Parcial).
            § 2º – O aluno poderá acumular até três componentes curriculares cursados em regimes de progressão parcial, ainda que de séries ou módulos diferentes.
            Artigo 79 – Será considerado retido na série ou módulo, após decisão do Conselho de Classe, quanto ao rendimento, o aluno que tenha obtido a menção I:
 I – em mais de três componentes curriculares; ou
 II – em até  três  componentes  curriculares  e não  tenha  sido considerado     apto pelo Conselho de Classe a prosseguir estudos na série ou módulo subseqüente; ou
 III – nas séries/módulos finais em quaisquer componentes curriculares, incluídos os de série(s) ou módulo(s) anterior(es), cursados em regime de progressão parcial.

Matrícula

            Artigo 53 §  3º – A matrícula inicial será confirmada no prazo de cinco dias letivos, a contar do início da série/módulo, ficando esta sujeita a cancelamento no caso da falta consecutiva do aluno durante o referido período, sem justificativa.
             Artigo 55 § 2º – Perderá o direito à vaga o aluno evadido da escola que não formalizar por escrito sua desistência, por meio de trancamento de matrícula, em até 15 dias consecutivos de ausência, independente da época em que ocorrer.

Progressão Parcial 

Programa especial de estudos oferecido ao aluno sob a supervisão de um professor designado para tal fim.

Trancamento de matrícula 

O aluno que, por alguma razão, queira trancar sua matrícula deverá procurar a Secretaria Acadêmica para preencher um documento próprio.

Aproveitamento de estudos

O aluno deve procurar a Secretaria Acadêmica para preencher o requerimento de acordo com os artigos 43 e 44 do Regimento Comum das Etecs, anexar os comprovantes, entregar dentro do prazo estipulado, e submeter-se a avaliação. Será dispensado das aulas após o resultado ser afixado no quadro de avisos da Secretaria Acadêmica e o aluno tomar ciência, por escrito.

Cerimônia de Formatura

Poderão participar da cerimônia de formatura apenas e tão somente os alunos concluintes, ou seja, alunos que concluíram o Ensino Médio, o Estágio Supervisionado, para os cursos onde o mesmo é obrigatório, e que não devem Progressão Parcial e/ou Adaptação.

Licença Saúde

Nos casos de atestado de saúde de 15 dias ou mais, o aluno terá direito à compensação de ausências, onde fará exercícios domiciliares. Nestes casos é necessário que apresente o atestado médico na Secretaria Acadêmica.
Nos demais casos, como atestados com menos de 15 dias, declarações de trabalho, entre outros, os alunos devem primeiramente mostrar para os seus professores, principalmente se tiverem perdido alguma atividade, e depois entregar na Secretaria Acadêmica para arquivo no seu prontuário.

Solicitação de documentos na Secretaria Acadêmica

Observar o horário de atendimento e solicitar sempre com no mínimo de 2(dois) dias de antecedência.

Renovação de Matrícula

O aluno deverá ao final de cada módulo, de acordo com data pré fixada, renovar sua matrícula para o módulo seguinte. Caso contrário, sua vaga não estará garantida.

Transferência de período ou escola

Nos casos de solicitação de transferência de período, ou de escola, o aluno deve procurar a Secretaria Acadêmica a fim de receber orientação adequada.

Estágio Supervisionado

Nos cursos em que é obrigatório, o aluno deve procurar a Coordenação de Área para ser encaminhado ao Professor responsável a fim de receber orientação adequada.

 Calendário Escolar

Sugerimos que todos os alunos acompanhem o calendário escolar, que se encontra afixado no quadro de avisos da Secretaria Acadêmica.

Resultado do Conselho de Classe

Após a realização do Conselho de Classe, a Secretaria Acadêmica afixa o resultado e todo aluno deve comparecer pessoalmente a escola para tomar ciência do resultado e, se for o caso, solicitar revisão do mesmo dentro de 05 (cinco) dias após a divulgação.
Encontram-se na Biblioteca da Escola uma cópia do Regimento Comum das Etecs do CEETEPS, e uma pasta contendo as organizações curriculares de todas as habilitações, que estão à disposição dos alunos para consulta.
Atenção: solicitamos que verifiquem sempre o Quadro de Avisos da Secretaria Acadêmica, onde são afixadas informações importantes.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

DIAS LETIVOS    RECESSO E FÉRIAS

 

De Segunda a Sexta-Feira
De Segunda a Sexta-Feira
Das 09h00 às 11h00
Das 10h00 às 16h00
Das 14h00 às 16h00
Das 18h30 às 21h30

 

PRAZOS PARA RETIRADA DE DOCUMENTOS NA SECRETARIA ACADÊMICA
(Deverão ser solicitados pessoalmente)
Atestado para CREA, COREN e demais Órgãos de Classe
02 dias úteis
Carta de Apresentação para Estágio
02 dias úteis
Declarações de Escolaridade, Matrícula e/ou Conclusão
02 dias úteis
Histórico Escolar
30 dias
Documentação para Transferência – Histórico e Declaração
30 dias o histórico e 2 dias a declaração
Certificado Modular
10 dias
Conteúdo Programático
10 dias
2ª via de Documentos (deve ser apresentado B.O ou publicação em jornal)
30 dias
Certificado / Diploma de conclusão
60 dias após a realização do conselho de classe final

 

Documentos necessários para a matrícula 

 

  • Requerimento de matrícula fornecido pela Escola no ato da matrícula, preenchido e assinado pelo interessado (se menor de 16 anos, a matrícula deverá ser requerida pelo pai, mãe ou responsável);
  •  Cópia simples, acompanhada do original, dos seguintes documentos:

 

 

  • Cédula de Identidade (RG);
  • CPF;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Título de eleitor;
  • Certificado de reservista;
  • 04 fotos 3×4 recentes e iguais;

 

  •   Para o Ensino Médio:

Cópia simples acompanhada do original do Histórico Escolar do Ensino Fundamental, ou declaração de conclusão com data recente (45 dias).

 

  • Para o Ensino Técnico:

 

Cópia simples, acompanhada do original, do Histórico Escolar do Ensino Médio ou declaração de conclusão com data recente (45 dias) ou declaração que está matriculado a partir da 2ª série do Ensino Médio com data recente (45 dias).
  •  O candidato que declarou “SIM” no campo Escolaridade Pública deverá apresentar declaração escolar ou histórico escolar contendo detalhadamente as séries cursadas, de 5ª a 8ª série, ou do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, integralmente em instituição pública.

 

 

A Secretaria Acadêmica está à disposição de todos os alunos para sanar quaisquer dúvidas.

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